terça-feira, 30 de novembro de 2010

2ª Postagem - O blog: a transdisciplinaridade, a interatividade e a memória social

Em Mídias e mediação escolar : pedagogia dos meios, participação e visibilidade [São Paulo:Cortez, 2005], Maria Isabel OROFINO observa que o Blog é um meio que integra várias linguagens, úteis à comunicação educacional, possibilitando maior transdisciplinaridade da aprendizagem e acesso à cultura e à participação, provisão e proteção; o que resulta numa escola democrática e participativa que ultrapassa as indentidades e individualidades e potencializa uma memória social

Já o blog Sala de aula interativa, do Prof. Marco Silva - da UERJ - expõe rica e hipertextualmente sobre a transição da lógica da distribuição-transmissão para a lógica da interatividade. Há uma modificação formal radical no esquema clássico da informação, baseado na ligação unilateral emissor-mensagem-receptor.

O emissor agora oferece um leque de elementos e possibilidades para o receptor manipulá-los: a mensagem é um mundo aberto à livre criação. Assim entende-se interatividade como conceito de comunicação e não de informática. Há outrossim uma mudança paradigmática na teoria e pragmática computacionais, deslocando o esquema clássico da informação.Ver http://www.sauladeaulainterativa.pro.br/leia_comunicação.htm.

É preciso contemplar a participação do aluno na construção do conhecimento e da própria comunicação. O grande discurso moderno centrado na educação escolar sempre conviveu com esse impedimento. Ver http://www.saladeaulainterativa.pro.br/cidadania.htm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário