1) Subtema:
1.1 Saúde cotidiana: como criar textos e ilustrações em um relatório científico, anexando um vídeo e/ ou cartaz.
2)Objetivos:
2.1 Geral: Aliar o conteúdo Discurso disciplinar /transdisciplinar a práticas argumentativas/ expositivas/ descritivas/ narrativas/ injuntivas próprias aos domínios disciplinares, tematizando a 'saúde cotidiana'.
2.2 Específicos : possibilitar a redação/ilustração, através da tecnologia do Word, do Clip e do Word Art, ou até do Excel e Power Point, bem como da Internet enquanto depositária de um grande acervo de informações.
3)Justificativa: As ferramentas acima possibilitam uma agradável e lógica construção textual, reunindo análises e sínteses! E participação interativa: uma "comunidade" aprendente! Cidadã!
4)Público alvo: 1ª Série EM
5)Recursos: Os computadores do laboratório ou sala-ambiente de informática, um para cada aluno, ou um por dupla! Os softwares anteriormente mencionados.E mais: pesquisa sobre o assunto-tema no Programa Educação Mais Saúde/ Agita Galera, SEE/SES. E nos sites da Internet.
6)Encaminhamento: 6.1: Responsáveis: Professoras Claudia Nikitiuk e Irene Paixão. 6.2: Duração: 6.2.1 Duas aulas para apresentação dos softwares e noções-núcleo da pesquisa; na Internet e Biblioteca. 6.2.2 Duas aulas de leitura e seleção do conteúdo. 6.2.3 Duas aulas de criação de síntese. 6.2.4 Duas aulas de debate e auto-hétero-avaliação. 6.2.5 A apresentação de resultados e gráficos: uma aula ou duas.
7)Hipóteses e resultados: Ao se pretender a criação de um relatório e outros textos, intenta-se situar a importância da escrita nos diferentes gêneros, intertextualizando-os na prática discursiva, bem como conscientizar da importância do tema.
8)Avaliação: 8.1: Diagnóstica: do perfil dos alunos, quanto a atividades físicas/ambientes de trabalho:casa-escola. 8.2: Contínua: na execução deste projeto, debatendo as questões emergentes. 8.3: Auto-hétero-avaliação da participação individual ou de duplas. Apresentação de cartaz e/ou vídeo com as conclusões de todos, motivando outras atividades na Escola! Ou, na vida diária! E, na medida do possível, expondo a lógica do discurso textual disciplinar/transdiciplinar e da metodologia por projetos e competências, com seus resultados concretos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário